SEPIAMETA is a Fundação para a Ciência e a Tecnologia funded research project focused on the metabolism of the European cuttlefish, Sepia officinalis (Linnaeus, 1758). It intends to understand the protein and carbohydrate metabolism on this invertebrate species based on new knowledge regarding enzyme characterization and quantification during digestion and identification of possible metabolic pathways through the use of radio tracers during its different life stages.

 

This project results from a joint venture of two Centro de Ciências do Mar (CCMAR) groups: The Fisheries Biology and Hidroecology Resarch Group (FBHRG) and the Aquaculture Group (AQUAGROUP).

 

Data generated in the present project will provide a basis for the design of a prepared diet that will allow the massification of cuttlefish aquaculture.

O projecto SEPIAMETA é um projecto de investigação financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia para estudar o metabolismo do choco Europeu, Sepia officinalis (Linnaeus, 1758). Pretende-se compreender o metabolismo proteico e de hidratos de carbono nesta espécie de invertebrado baseando-se para tal no conhecimento das enzimas existentes, e sua quantificação durante o processo de digestão, e na identificação de possíveis vias metabólicas, através do uso de marcadores radioactivos, durante os diferentes estágios do ciclo de vida.

 

Este projecto resulta de um esforço conjunto de dois grupos do Centro de Ciências do Mar (CCMAR): o Grupo de Investigação em Biologia Pesqueira e Hidrobiologia (FBHRG) e o Grupo de Aquacultura (AQUAGROUP).

 

Os dados obtidos neste projecto irão fornecer uma base tecnológica para o desenvolvimento de uma dieta artificial que permitirá massificar a aquacultura do choco.